Textos de: "Jaime Toga"

Nº 342 - Mai/Jun 2016

A natureza de classe do Partido

O PCP, por definição estatutária, afirma-se e se assume-se «como vanguarda da classe operária e de todos os trabalhadores»1, um papel que «decorre da sua natureza de classe, do acerto das suas análises e orientação política, do projecto de uma nova sociedade, da coerência entre os princípios e a prática e da capacidade de organizar e dirigir a luta popular em ligação permanente, estreita e indissolúvel com as massas, mobilizando-as e ganhando o seu apoio.»2

Nº 331 - Jul/Ago 2014

O partido somos nós - Mais iniciativa, mais militância

No quadro de uma ofensiva sem precedentes em que se agrava a crise estrutural do capitalismo e se acentua o rumo de exploração e empobrecimento que a política de direita há 37 anos vem impondo ao país, enfrentamos com êxito a batalha das eleições ao Parlamento Europeu, ao mesmo tempo que – como sublinhou o Comité Central – contribuímos para o isolamento político e social do Governo PSD/CDS-PP de Passos Coelho e Paulo Portas, conseguindo com isso também mais força para a luta.

Nº 326 - Set/Out 2013

A situação do país e as tarefas do Partido

A cada dia que passa a situação do país – e da esmagadora maioria dos que nele trabalham e habitam – degrada-se. Desemprego, injustiças, desigualdades, fome, cortes nos apoios sociais e pobreza estão cada vez mais presentes no quotidiano de milhões de portugueses.

Nº 323 - Mar/Abr 2013

O movimento operário e sindical

Num período marcado pelo maior ataque aos trabalhadores, ao povo e à soberania do país desde a Revolução de Abril, a classe operária, os trabalhadores e as suas organizações de classe assumiram-se como o maior, o mais consequente e permanente factor de resistência e luta contra a política de direita e o pacto de agressão, afirmando-se – pelo seu exemplo, combatividade e determinação – o motor do desenvolvimento da luta de massas.

Nº 319 - Jul/Ago 2012

A Assembleia da Organização Regional do Porto - Mais força para a luta

A X Assembleia da Organização Regional do Porto (AORP), realizada no passado dia 21 de Abril, culminou um período de quatro meses de trabalho preparatório, análise e discussão das propostas de Resolução e de Direcção. Foram mais de 90 reuniões e plenários com ampla participação dos militantes e das organizações do Partido, num processo de construção colectiva que não tem paralelo em nenhum outro partido e que permitiu a participação de muitas centenas de camaradas. Um processo do qual resultaram dezenas de contributos para o documento, a maioria dos quais acolhida na proposta aprovada por unanimidade.

Nº 298 - Jan/Fev 2009

Sobre o trabalho de Organização

Sim, é possível! Um PCP mais forte – este foi o lema do movimento geral de reforço do Partido que teve no XVII Congresso a definição de importantes linhas de trabalho que conduziram a avanços vários e permitiram que, com justeza, se assegure nas Teses que o PCP cresceu e reforçou-se no plano político, social e eleitoral, afirmando-se como o grande partido da classe operária e de todos os trabalhadores.